Como funciona o financiamento para compra de terreno e construção?

March 8, 2019

É necessário já possuir o terreno para financiamento da construção?

 

Não. A Caixa Econômica financia, além da construção, a aquisição do terreno + construção. No caso do beneficiado já possuir o lote este entrará como garantia.

No caso de financiamento de construção, a CAIXA paga somente o material de construção ou a mão de obra também ?

 

O financiamento paga tanto materiais de construção como mão-de-obra. E o mais interessante é que depois de aprovado o financiamento o proponente não precisa apresentar nota fiscal de compra de materiais nem prestar contas de quanto pagou para os pedreiros, porque todo o detalhamento já foi feito pelo seu engenheiro quando ele preencheu as planilhas da obra.

 

Quem decide o projeto da casa é o futuro proprietário ou a CAIXA?

 

É o proprietário juntamente com o engenheiro contratado. Por isso a preocupação de que seja um engenheiro já habituado a processos da CAIXA. Procure um profissional que já tenha participado de algum projeto “aprovado” deste banco, pois há uma série de particularidades que este banco exige, além de várias planilhas de especificações técnicas e cronograma.

 

Como funciona o repasse de dinheiro da CAIXA no processo da construção e aquisição do lote?

 

De posse de toda a documentação e projetos aprovados pela prefeitura e CREA o proponente será entrevistado pelo banco para análise de todos os papéis. O cadastro sendo aprovado, a documentação segue para o jurídico e os projetos e planilhas para o setor de engenharia. Tudo estando OK a liberação do dinheiro será da seguinte maneira:
1º) à vista: pagamento do dinheiro do terreno diretamente na conta do vendedor;
2º) 1º parcela: pagamento da primeira parcela do financiamento da construção quando a primeira etapa estabelecida pelo seu engenheiro estiver concluída;
3º) 2º parcela: da mesma forma da 2º;
4º) 3º parcela: da mesma forma da 3º.
Caso a sua obra necessite de mais de 03 etapas (meses de obra) ela terá mais parcelas.
Em geral, o banco exige uma entrada a partir de 10% do valor total a ser financiado, e disso é sempre bom ter mais um dinheiro guardado para adiantamento para início da construção, algumas construtoras dispensam esse adiantamento e aguardam a liberação da primeira parcela pelo banco, a Eced construtora trabalha dessa forma o que facilita e dá um alívio no seu bolso.

 

Pra quem não é casado, mas tem união estável, é possível associar a renda com o cônjuge?

 

É possível. No caso da CAIXA ela possui um documento que o casal assina afirmando que possui união estável daí é possível associar a renda do outro.

 

Para aprovação do financiamento é necessário renda comprovada e alguns documentos. em geral é necessário uma entrada em torno de 20%, assim como é para compra de imóvel pronto.

 

Se interessou na compra de terreno mais construção? mande mensagem para 99112-7282

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

May 7, 2019

January 10, 2018

November 20, 2017

October 25, 2017

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

Plantão de atendimento: 99112-7282

Vendas: Laércio Gomes -  creci/sc 11799